terça-feira, 12 de junho de 2012

A edição das fotonovelas.

Depois de muitos “clicks” e diversas fotografias, é chegada a hora da seleção e edição das imagens. Todos os grupos estarão reunidos juntamente com as proponentes, mas o editor/diagramador de cada equipe ficará responsável em fazer a diagramação das fotonovelas. O resultado dessa experiência está chegando ao fim, mas não deve e nem pode deixar de ser perpertuada.

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Fim das gravações das fotonovelas

Os grupos deram show de produção e direção. Parabéns aos estudantes do 3º ano vespertino da Escola Eduardo Catalão por mais uma etapa cumprida. Foram três dias de gravação, dez locações diferentes, muita correria, mais de quinze atores em cena com figurinos brilhantes. Realmente, foram os dias mais cansativos, só que valeram muito à pena. Agora, vamos aguardar a edição e ver o resultado final desse trabalho.

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Fim do "imaginário": Pesquisadoras e estudantes reunidos.














Hoje, chegou ao fim, a parte de explorar o "imaginário" dos participantes. O objetivo desse momento foi perceber o contato dos estudantes com as linguagens e os recursos da comunicação. O documentário "Nascidos em Bordel " mostrou a relação do documentarista com os intervenientes, ou seja, um documentário participativo, além de ser um exemplo de Educomunicação. Tuuuudo a ver com o Literatura em Zoom!
"Baraka e o Homem com a Câmera" serviram para fazer com que eles conhecessem um produto bem distante dos filmes comerciais, já que ambos não possuem personagens e, muito menos, falas. As imagens e o poder da trilha sonora retratam nesses filmes uma riqueza de conteúdo!

E agora é hora de começar as oficinas! :D


sexta-feira, 30 de março de 2012

Nosso primeiro contato

Aconteceu hoje, nosso primeiro contato com os estudantes, ainda que pouco afetivo ou “instrumental”, na sala de aula que os mesmos estudam na Escola Eduardo Catalão. No momento, estava presente também a docente da oficina de Literatura, professora Cíntia, que é também a principal articuladora do nosso projeto na instituição, além de ser a mediadora de nós, pesquisadoras, com eles, participantes.

No momento, nos apresentamos e explicamos de forma simplificada nossa proposta, as etapas que ocorrerá e a importância deles para o projeto. Conversamos sobre a relação com a câmera de vídeo, que nos será tão presente. Serviu também para relembrá-los do nosso primeiro compromisso: 11 e 12 de abril, na Fundação Cultural de Ilhéus, das 07:30 às 11:30, onde trabalharemos o “imaginário”.

Não sabemos os sentimentos deles, mas o nosso foi estimulador, apesar de termos ciência de que não é fácil lidar com jovens (rs). O grupo transmitiu disponibilidade e confiança.

sábado, 3 de março de 2012

Seja bem vindo!

Você ficará por dentro de tudo que acontece no projeto "Literatura em Zoom", é só ficar atento no nosso blog!